O material de suporte ao usuário final possui a finalidade de orientar sobre como utilizar o produto, é geralmente
exigido em qualquer sistema que tenha uma interface com a qual os usuários interagem, os sistemas que são
principalmente incorporados e com pouca ou nenhuma interface com o usuário podem omitir o material de suporte, embora
ele possa ser aplicável e útil mesmo onde a necessidade da API precisa estar documentada. Geralmente inclui um ou mais
dos seguintes documentos:
-
Guias do Usuário;
-
Guias Operacionais;
-
Guias de Manutenção;
-
Demonstrações on-line;
-
Sistema de ajuda on-line;
-
Ajuda contextual;
-
Notas sobre o release.
Faça uso dos casos de uso como base para o guia do usuário, o manual do usuário pode ser escrito por escritores
técnicos, com a colaboração de desenvolvedores, ou pode ser escrito pela equipe de teste, cujos membros provavelmente
compreendem a perspectiva do usuário. Um motivo para atribuir a criação do manual do usuário à equipe de teste é que
ele pode ser gerado paralelamente ao desenvolvimento do software e pode ser criado antecipadamente como uma perspectiva
tangível e relevante dos critérios de avaliação. Os erros e as soluções insatisfatórias da interface do usuário e do
modelo de casos de uso podem ser especificados e corrigidos durante as iterações iniciais do projeto, quando as
mudanças são mais baratas. Escrevendo o manual do usuário, os testadores conhecerão bem o sistema antes de começar
qualquer teste completo. Além do mais, essa tarefa fornece uma base para planos e casos de teste e para a construção de
conjuntos de testes automatizados. O tipo de sistema é que determinará em que ponto da fase inicial do ciclo de
desenvolvimento o manual do usuário deve começar a ser produzido. Sistemas com interfaces complexas ou com uma grande
interação de usuário exigirão tanto versões iniciais do manual do usuário como protótipos iniciais da interface. Os
sistemas incorporados com pouca interface humana provavelmente não exigirão um início adiantado da documentação do
usuário.
|